As clínicas do programa Integração Saúde, da Copass, seguem o modelo de Atenção Primária à Saúde (APS), cujo foco é centrado na pessoa, não na doença. De acordo com o Dr. Carlos Marchetti, especialista em Medicina de Família e Comunidade e integrante da equipe da clínica de Contagem, a APS é o caminho para a evolução da assistência à saúde.

Segundo o Dr. Carlos, qualquer pessoa pode buscar a APS porque ela não é limitadora, pelo contrário, é abrangente, propondo-se a atender todas as condições clínicas. Estudos demonstram que é comum na APS a resolução de cerca de 80% das demandas recebidas, pois a maioria das queixas não dependem de atenção especializada.

 

 

 

Essa alta resolubilidade se deve, em grande parte, à abordagem que, na APS, tem cinco pilares:

  • acolhimento;
  • tratamento;
  • prevenção;
  • rastreamento;
  • controle de doenças e promoção da saúde.

 

Equipe médica de múltiplas áreas

O Dr. Carlos Marchetti explica que o clínico geral é formado para atender ao adulto. Já o médico de família e comunidade é um clínico qualificado, capacitado em múltiplas áreas do conhecimento, que atende às queixas indiscriminadamente e sem restrições, desde o bebê, criança, adolescente, adulto, gestante, até o idoso.

O MFC é o coordenador dos cuidados que o paciente recebe de uma equipe multidisciplinar em nossas clínicas. Essa equipe é composta por enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, entre outros, pois a APS só funciona com trabalho em equipe, afirma o Dr. Carlos.

Com essa equipe múltipla e a alta taxa de resolutividade, outra vantagem das clínicas do programa Integração Saúde é o acompanhamento integral do paciente e direcionamento assertivo. Ao invés de ficar pulando de especialista em especialista, de um hospital para outro, em busca de uma solução para a queixa, o paciente tem todo o seu histórico com a equipe multidisciplinar da clínica que, se necessário, o encaminha para um especialista e acompanha o processo.

 

Benefícios para saúde mental, física e financeira

Os benefícios que nossas clínicas de APS podem oferecer para a saúde física e mental de nossos beneficiários já estão claros, como um cuidado personalizado, integral, múltiplo.

Mas, a saúde financeira também merece atenção. Por isso, os beneficiários que fazem adesão ao programa Integração Saúde não pagam coparticipação nas consultas em nossas clínicas.

Clique aqui para saber mais sobre o programa Integração Saúde, como fazer a adesão e contatos das clínicas.

 

Parcerias

Para uma boa viabilidade econômica, as clínicas da Copass Saúde tem como parceiros: Cemig Saúde, Pasa, Fundaffemg e Casu.