Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, no mundo, aproximadamente, 2,2 bilhões de pessoas têm algum distúrbio visual e que cerca de 50% destes problemas poderiam ser  evitados ou tratados precocemente. Com a pandemia de covid-19 esse número tende a aumentar, com danos ainda maiores do que o esperado.

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia alerta para o fenômeno já previamente demonstrado com o aumento do uso de computadores e que vem se acentuando com a pandemia:  a chamada Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC). Estima-se que até 90% das pessoas que usam computador por mais de três horas por dia apresentam algum tipo de sintoma visual relacionado à SRVC, como cansaço, sensação de corpo estranho, ardência, dor, irritação, vermelhidão, ressecamento e turvação visual.

Um dos principais problemas relacionados ao uso excessivo das telas  é o ressecamento ocular. Normalmente, uma pessoa pisca de 15 a 20 vezes por minuto. Diante de uma tela, o número de piscadas cai pela metade e a lubrificação do olho fica prejudicada. A diminuição do piscar, associada a outras condições ambientais, oculares e sistêmicas, como uso de ar-condicionado ou ventiladores, uso de medicamentos (diuréticos, betabloqueadores) e o fumo, podem contribuir para agravar a SVRC.

Para as crianças, a exposição às telas dos eletrônicos também traz prejuízos importantes. Estudos mostram que o uso a uma distância de 40 centímetros e por longos períodos pode desenvolver e agravar casos de miopia, muitas vezes irreversíveis. A miopia é um distúrbio que provoca dificuldade para enxergar objetos de longe, tornando a visão embaçada. Vale ressaltar que estudos apontam que a iluminação solar é um dos  fatores que inibem o aumento da . E quanto mais tempo em frente às telas, menos tempo de atividades ao ar livre. Por isso, os médicos recomendam que o uso dos eletrônicos deve ser reduzido e intercalado com outras atividades, de preferência, sob a luz do sol.

Acompanhamento médico 

O medo de contaminação pelo coronavírus e as medidas de distanciamento social fizeram com que muitas pessoas adiassem as consultas oftalmológicas.

Essa realidade, segundo especialistas, além de afetar o cuidado preventivo quanto às doenças oculares, levou à interrupção de tratamentos e ao agravamento do quadro clínico de pacientes com catarata, ceratocone, glaucoma, retinopatias e degenerações maculares, por exemplo, doenças que, se não tratadas corretamente, podem levar à perda irreversível da visão. Por isso, mesmo com a pandemia, é importante não se descuidar da saúde ocular.

 

RECOMENDAÇÕES PARA MANUTENÇÃO DA SAÚDE OCULAR

  • Ao usar telas de aparelhos eletrônicos, faça pequenas pausas de 5 a 10 minutos por hora. Quem faz turnos de 4 horas diante das telas precisa fazer pausas maiores para evitar maior desconforto visual, sendo recomendado usar colírio hidratante (sem cortisona) de 2 a 4 vezes por dia.
  • Para quem usa lente de contato e precisa ficar muito tempo exposto às telas, o ideal, se possível, é deixar as lentes e usar óculos. Em caso de graus altos, se não for possível usar óculos, ter cuidados de lavar as mãos antes de colocar ou retirar as lentes de contato com água e sabão.
  • Evite assistir vídeos ou jogar vídeo games pelo celular. Prefira a tela da TV, que é maior;
  • Reduza o brilho da tela do celular, tablet e monitor do computador;
  • Esteja sempre em dia com a receita dos seus óculos;
  • Mantenha a consulta com o oftalmologista em dia.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Relatório Mundial sobre a Visão - Organização Mundial da Saúde

Hospital Israelita Albert Einstein