No dia 30 de janeiro, a Copass Saúde promoveu, no auditório da sede da Copasa, a palestra "Saúde Mental no Cotidiano – Dificuldades e Enfrentamentos", com o psiquiatra do Centro de Atenção Freud Cidadão e Mestre em Neurociência, Dr. Bruno Engler Faleiros.

Para a participante Isabella da Silva Alves, analista administrativo da Superintendência de Recursos Humanos da Copasa, a iniciativa da Copass Saúde ao trazer ao público este assunto foi muito especial, principalmente na época da campanha Janeiro Branco, pois entende que a produtividade no trabalho está intimamente ligada à saúde mental. "Acredito na troca entre empresa e empregado, a fim de que um possa cuidar do outro, na constante busca de uma relação saudável de trabalho, a fim de se atingir os objetivos esperados pelas duas partes", ponderou a analista. Segundo ela, o palestrante conseguiu desconstruir os tabus que existem em torno do tema, aproximando-se da realidade das pessoas com uma linguagem clara e fazendo com que todos se sentissem acolhidos e ouvidos.

Em sua palestra, o Dr. Bruno abordou a importância de valorizar a subjetividade do ser humano diante das exigências e pressões dos tempos atuais; a necessidade de lidar com a balança entre o desejo de ser feliz e os obstáculos que a vida apresenta para a realização desse desejo; as doenças mentais do trabalho, como a Síndrome de Burnout, o papel dos medicamentos como amparo e não como solução para os problemas, entre diversas outras questões, muitas delas discutidas a partir das dúvidas e questionamentos dos participantes.