A hipertensão arterial (pressão arterial elevada) faz parte das comorbidades que podem desenvolver complicações graves da covid-19. Especialistas acreditam que a pressão sanguínea descontrolada pode provocar uma inflamação crônica nos vasos sanguíneos, especialmente nas artérias, desorganizando a resposta imune do organismo. Isso resulta em dificuldade de combate ao vírus decorrente desta reação imunológica exagerada e potencializadora das lesões pulmonares da covid-19.

Por isso, o controle adequado da pressão arterial é essencial para prevenir um quadro grave da doença, além de preservar a saúde a longo prazo.

A hipertensão é uma doença, na maioria das vezes, sem sintomas no início. E este é o momento adequado para começar o tratamento, ou seja, antes que apareçam sintomas graves,  como o derrame cerebral, o infarto agudo do coração e as lesões crônicas dos rins, que podem levar à necessidade de hemodiálise. Desta forma, um dos grandes desafios dos médicos é convencer uma pessoa sem sintomas, mas com a pressão arterial alta, a tomar medicamentos e modificar hábitos de vida para o seu controle. A maioria dos quadros de pressão arterial elevada podem ser controlados facilmente com medicamentos simples, baratos e que estão disponíveis na farmácia popular. O controle inadequado da pressão arterial muitas vezes é causado pelo próprio paciente, que abandona o tratamento sem orientação ou que acha que não é mais necessário tomar os remédios diariamente porque “não sente nada”. É importante ter consciência de que não se deve esperar os sintomas aparecerem para começar o tratamento.

Por se tratar de uma doença silenciosa, cerca de metade das pessoas que vivem com hipertensão desconhecem sua condição, o que as coloca em risco de complicações médicas evitáveis, como as já citadas, e morte. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a hipertensão afeta mais de 30% da população adulta em todo o mundo. Ela atinge cerca de dois a três em cada dez adultos, pode acometer cerca de metade dos idosos e até crianças podem desenvolver a doença.

Prevenção e controle

Obesidade, histórico familiar, o excesso no consumo de álcool, o estresse e o  envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o seu surgimento.

A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Os medicamentos são normalmente prescritos caso a modificação de hábitos e o controle do peso não sejam suficientes para o seu controle. Os valores normais da pressão arterial variam de acordo com a idade. Converse com seu médico sobre isso!

O paciente precisa aderir ao tratamento que, em geral, é para toda a vida. É importante ter disciplina e tomar os remédios com regularidade, de acordo com a prescrição. Não tome o remédio ou pare de tomar sem orientação do seu médico.

Para garantir o isolamento social necessário devido à pandemia, o atendimento através da telemedicina é uma opção segura e eficiente para renovar as receitas dos seus remédios. Os beneficiários da Copass Saúde contam com um canal de teleatendimento, o CopassTeleconsulta, à sua disposição.

Confira as dicas da Sociedade Brasileira de Hipertensão para tomar os remédios corretamente:

  • Associe os horários de tomar os remédios com as atividades diárias, como hora das refeições, de deitar ou de acordar.
  • Mantenha os remédios em locais visíveis, porém longe do alcance das crianças.
  • Não corra o risco de ficar sem os remédios, providencie uma nova caixa antes que eles acabem.
  • Deixe remédios em casa e no trabalho, se esquecer de tomar os remédios em casa, poderá tomá-los no trabalho.
  • Quando viajar, leve quantidade suficiente de remédios para o todo o período que estiver fora.
  • Solicite ajuda aos familiares para lembrar os horários de tomar os remédios.
  • Se tiver que tomar vários remédios, faça uma lista com nome, quantidade e horários de cada um e deixe fixada em local visível.
  • Use aparelhos, como telefone celular programado para disparar o alarme nos horários que tiver que tomar os remédios.
  • Não interrompa o tratamento por conta própria, seja porque o remédio acabou ou porque a pressão está controlada.
  • Se sentir algo diferente com o uso dos remédios, não deixe de tomá-los, procure orientação de um profissional de saúde.

 

Fontes:

Harvard Health Publishing

Organização Mundial e Pan-Americana de Saúde -OMS/ OPAS

Sociedade Brasileira de Hipertensão

Ministério da Saúde