Resfriado e gripe são provocados por vírus. A pneumonia também pode ser ocasionada por vírus, sendo a maior incidência por bactérias. As bactérias das pneumonias adquiridas em hospitais são diferentes, sendo algumas dessas resistentes ao tratamento com antibióticos usuais.

A coqueluche também volta a ser uma preocupação para a saúde respiratória da população. Não acomete apenas crianças – como se acreditava anteriormente – mas também adultos e pode trazer sérias complicações.

ENTENDA AS DIFERENÇAS:

Resfriado: apesar de frequente, não é debilitante. Os principais sintomas são coriza nasal, espirros e dor de garganta. É tratado apenas com medicação sintomática.

Gripe: os sintomas são febre acima de 38°C, tosse, coriza, dores pelo corpo e mal-estar generalizado. Não necessita de antibióticos, apenas medicação sintomática. Quando ultrapassa três dias podem estar ocorrendo complicações, como sinusite e pneumonia, que têm indicação de antibióticos.

Pneumonia: pode ou não ser uma complicação da gripe. No início, os sintomas são semelhantes aos da gripe, porém, além de febre prolongada, surgem dor no peito, falta de ar e catarro amarelado. Os idosos podem apresentar manifestações diferentes (ausência de febre, alteração do quadro neurológico) e cabe atenção redobrada.

Coqueluche: causada por uma bactéria, a doença é caracterizada por tosse intensa e prolongada. O tratamento é feito por antibióticos.

 

QUEM ESTÁ EM RISCO

Principalmente os idosos e as crianças pequenas. O risco de doenças infecciosas aumenta com o avançar da idade. O envelhecimento deixa frágil o sistema de defesa contra infecções. Mesmo nos indivíduos mais ativos e saudáveis, a capacidade de defesa do organismo se reduz como tempo, principalmente a partir dos 50 anos de idade.

Os portadores de doenças crônicas do sistema respiratório, renal, cardiovascular, hematológico, hepático, e em situações que reduzem a imunidade – ausência de baço ou uso de certas medicações -, têm risco aumentado de contrair infecções.

COMO PREVENIR

Lavar as mãos com frequência, evitar locais fechados, abafados e aglomerados.

Alguns fatores de riscos para adquirir PNEUMONIAS podem ser evitados: dentes em mau estado de conservação, tabagismo, ingestão abusiva de álcool, mau estado nutricional e a não vacinação.

VACINE-SE

Os anticorpos produzidos pelo sistema imunológico combatem as infecções e ajudam o organismo a se recuperar. Além disso, guardam memória de proteção para evitar a repetição dessa mesma doença no futuro.

As vacinas estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos. Entretanto, diferentemente das bactérias e vírus, as vacinas não causam a doença, mas fazem as pessoas vacinadas desenvolverem aumento de sua imunidade e defesa, mesmo sem terem estado doentes.

As vacinas reduzem a frequência e no número de internações em decorrência de gripe e suas complicações, como o a pneumonia.

 

 CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE 2017

 A Copass Saúde, em parceria com o laboratório Hermes Pardini, iniciou sua Campanha de Vacinação contra a Gripe no dia 10 de abril, uma semana antes do serviço público. No interior, a campanha já se encerrou, mas em Belo Horizonte e região metropolitana os beneficiários podem se vacinar até o dia  10 de junho. Clique aqui para mais informações.

 
Fonte de informações:
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
https://sbpt.org.br/espaco-saude-respiratoria-infeccoes-respiratorias/