Os objetivos do Vida Nova são oferecer atendimento diferenciado desde o início da gravidez, através de orientação e acompanhamento de toda a gestação,  além de valorizar e apoiar o protagonismo da mulher para a escolha consciente do melhor tipo de parto e  capacitar para os primeiros cuidados com a criança.

O Programa é disponibilizado gratuitamente, por adesão, às beneficiárias que possuem plano de cobertura hospitalar com obstetrícia e residem em Belo Horizonte, região metropolitana e região do Vale do Aço.  Com o amadurecimento do projeto, estudos estão sendo realizados para ampliar sua atuação para outras regiões e maternidades.

As instituições parceiras desde o começo do programa são a Maternidade Octaviano Neves, na capital, e o Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga. O parto, seja normal ou cesárea, é realizado dentro destas instituições, sem cobrança particular de honorário ou disponibilidade médica. As gestantes têm isenção da coparticipação no parto e em consultas e exames definidos de acordo com as diretrizes do programa e recomendações da ANS.

A grávida inscrita recebe acompanhamento de uma enfermeira, através de contatos telefônicos e por WhatsApp durante toda gestação, para orientações e esclarecimento de dúvidas. São realizados encontros periódicos em grupo para troca de experiências e palestras multidisciplinares, além de visita domiciliar da enfermeira após alta hospitalar para orientações sobre o pós-parto, cuidados com o bebê e incentivo ao aleitamento materno.

Com a pandemia de covid-19, o programa Vida Nova teve que se adequar temporariamente para garantir a segurança das participantes. Os encontros periódicos e palestras passaram a acontecer em ambiente virtual e, após o parto, a visita domiciliar da enfermeira foi adaptada para uma consulta por chamada de vídeo. Segundo a enfermeira Mayara Vinte, responsável pelo acompanhamento das gestantes, este foi um momento desafiador, em que o programa teve que se reinventar. “A falta de informação quanto aos riscos da covid-19 para gestantes e bebês gerou uma preocupação muito grande para as mulheres que já estavam grávidas e para aquelas que planejavam engravidar. E, com isso, tivemos que buscar informações e criar estratégias para proporcionar tranquilidade às nossas gestantes.”

A satisfação das famílias do Vida Nova mantém-se sempre elevada, inclusive há gestantes que participam já pela segunda vez. Um dos segredos é a cumplicidade entre a equipe e o grupo. A enfermeira Mayara afirma:  “nesses três anos, o nosso papel foi sempre de estar ao lado da mulher, orientando, valorizando suas escolhas e sendo parte da sua rede de apoio, o que considero fundamental. Costumo dizer que o melhor enxoval que a gestante pode fazer é o da informação, pois, munida de conhecimento, ela é capaz de tomar decisões mais conscientes, com sua equipe médica, além de se sentir mais confiante para cuidar do bebê que está chegando. A criação do vínculo entre as gestantes e a Copass saúde é algo que valorizamos e priorizamos, para que haja confiança e maior qualidade na assistência a essas mulheres e famílias.”

Para aderir ao programa, a gestante deve entrar em contato com a Copass Saúde pelo telefone (31) 3298-5829 ou pelo e-mail programavidanova@copass-saude.com.br .

KIT GESTANTE

Para todas as beneficiárias grávidas, inclusive as que não estão inscritas ou residem fora da área de abrangência, o Programa Vida Nova disponibiliza o kit Gestante, composto por pasta para arquivo de exames e cartilha de orientação à gestante. O kit pode ser solicitado através do telefone (31) 3298-5829 ou pelo e-mail programavidanova@copass-saude.com.br.