A endometriose é uma doença inflamatória provocada pela presença de células do endométrio (tecido que reveste o interior do útero) em locais fora da cavidade uterina, como nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

Qualquer órgão da pelve (na cavidade abdominal, bacia) pode ser acometido. A instalação da doença nos ovários pode provocar o aparecimento de um cisto denominado endometrioma, que pode atingir grandes proporções e comprometer o futuro reprodutivo da mulher. Estudos mostram que entre 50% a 70% das mulheres com a doença têm infertilidade e que cerca de 40% das mulheres com infertilidade têm endometriose.

A mulher com endometriose pode não sentir nada, ter sintomas leves e ou muito intensos. Em geral, os sintomas são:

  • Cólica durante o período menstrual, que pode se tornar bastante intensa;
  • Dor durante as relações sexuais;
  • Dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação;
  • Dificuldade de engravidar.

O exame ginecológico clínico é o primeiro passo para o diagnóstico, que pode ser confirmado por exames laboratoriais e de imagem.

A endometriose é uma doença crônica que regride espontaneamente com a menopausa, em razão da queda na produção dos hormônios femininos e fim das menstruações. O tratamento visa a aliviar os sintomas de dor, reduzir as lesões, preservar ou restabelecer a fertilidade e evitar ou retardar a evolução da doença. Mulheres mais jovens podem utilizar medicamentos que suspendem a menstruação. Já as lesões maiores de endometriose, em geral, devem ser retiradas cirurgicamente. Quando a mulher já teve os filhos que desejava, a remoção dos ovários e do útero pode ser uma alternativa de tratamento.

De qualquer forma, o tratamento deve ser decidido entre a mulher (ou o casal) e o seu médico, levando-se em consideração alguns fatores como idade, intensidade dos sintomas, desejo de ter filhose gravidade do caso.

 

Referências:

Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde

Hospital Israelita Albert Einstein

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/endometriose/