A disparidade de longevidade é de quase dez anos entre homens e mulheres. Mas, por que isso acontece? A maioria dos fatores está ligada a hábitos não saudáveis, que contribuem para que os homens tenham mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e hipertensão arterial.

E como melhorar a saúde do homem? Com prevenção!

Além de manter hábitos saudáveis, como evitar cigarro e álcool, fazer atividades físicas e ter uma dieta equilibrada, realizar um check-up regular é extremamente importante para a saúde masculina. Identificar doenças precocemente é o primeiro passo para um tratamento de sucesso. Por isso, salve esse passo a passo da prevenção:

 

 

 

Aferição da pressão arterial

A pressão arterial é o primeiro passo para indicar o estado de saúde. Rápido e indolor, o exame aponta possibilidade de hipertensão, uma doença silenciosa e perigosa.

Exames de sangue

Os exames avaliam as células sanguíneas em busca de alterações no nível de colesterol, deficiência de vitaminas e doenças sexualmente transmissíveis, por exemplo.

Exames de urina e de fezes

Os testes de urina são indicados para identificar problemas no trato urinário e rins e alguns males como a diabetes.

O exame de fezes busca identificar a presença de parasitas que possam estar causando conturbações intestinais. E a análise de sangue oculto nas fezes também pode verificar a presença de tumores.

Glicemia

O teste de glicose, ou glicemia, avalia o nível de açúcar no sangue. É o primeiro exame para identificação de diabetes.

Verificação do perímetro abdominal

Com uma fita métrica, é feita a medida da circunferência abdominal. A medida saudável para os homens é de 102 cm. É importante verificar o acúmulo de gordura na região abdominal pois ela está diretamente relacionada a algumas doenças.

Teste de IMC

O IMC, Índice de Massa Corporal, é a melhor forma de calcular o peso ideal de cada indivíduo.

Atualização da carteira vacinal

Sua carteira de vacinação deve estar sempre atualizada. Dessa forma, é possível contribuir para a imunização de todos. Caso tenha alguma vacina que você ainda não tomou, recorra a um posto mais de saúde mais perto da sua residência com o seu cartão em mãos.

 

Atenção especial para a saúde dos homens 60+

O câncer de próstata é o segundo tipo que mais aflige os homens, ficando atrás do câncer de pele. A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso).

A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Possíveis sintomas

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Detecção do câncer de próstata

A detecção precoce do câncer é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento bem sucedido.

A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). É importante que o homem consulte seu médico sobre a necessidade de iniciar exames preventivos a partir dos 40 anos. 

 

Fontes:

https://www.inca.gov.br/

https://www.gov.br/saude/pt-br