O Dr. Helio explica que o homem, por nascer numa condição de desamparo, que requer cuidados, aprendeu desde o nascimento que precisa do outro para sobreviver. Ao estabelecer laços sociais, cooperativos e solidários o homem quer ajudar o outro e receber resposta para suas demandas em geral. Por isso, a falta de convívio com outras pessoas é motivo de sofrimento e angústia.

Segundo o médico, entre os males que o distanciamento social pode causar à saúde mental, a experiência mostra que o isolamento desperta no indivíduo sentimentos que, de acordo com a psicanálise, o fazem reconhecer o mundo como hostil, mau, prejudicial e perigoso. Além disso, na condição atual, a pandemia se mostra como ameaça constante de contaminação e morte. Diante dessa realidade crítica, o homem lida com um suposto inimigo, que gera medo, insegurança e depressão.  Outras formas de reação podem aparecer como negação do perigo, provocando atos impulsivos que colocam em risco o autocuidado.

O Dr. Helio alerta que neste cenário de medo, incerteza, distanciamento e crise financeira em que estamos inseridos devido à pandemia, muitas pessoas se vêm diante da impossibilidade de suprir suas necessidades reais (alimentação, segurança, habitação, saúde etc.)  e também as subjetivas (desejos). E nessa condição onde falta tudo, vem o adoecimento da mente e do corpo. Uma das formas de enfrentamento dessa situação é pensar coletivamente. “Neste momento, é preciso acreditar na ciência, organizar medidas globais de suporte aos mais necessitados, criando equidades, ou seja, oferecendo mais a quem necessita de mais, fazendo valer a esperança de um coletivo que possa realmente funcionar através da cooperação entre as pessoas”, pondera o psiquiatra. 

Quanto ao que se pode aprender com este momento, Helio Lauar não acredita que a pandemia por si só possa ensinar algo, mas não tem dúvidas de que algumas condições ficaram mais fáceis de serem percebidas com esse fenômeno. A primeira é a noção do desamparo e da fragilidade de cada um de nós. Nesta medida, ressalta que o autocuidado é essencial sempre. A segunda condição é a ideia de que os laços sociais são construídos por nós e fundamentais para lidarmos com realidades precárias, sendo a cooperação uma forma eficaz de superar os problemas. E a terceira condição é a necessidade de ação política. Para o psiquiatra, “cada um de nós deve se manifestar de modo saudável na vida social. As pessoas devem cuidar da cidade onde vivem, fazer a sua parte, participar das decisões políticas e não esperar que os políticos lhes salvem das dificuldades em geral. Nós é que devemos dizer o que queremos que eles façam para atender aos interesses coletivos, mantendo uma vigilância racional e atenta, baseada na ciência que examina as condições de vida e as necessidades de todos.”

Clique aqui para conferir, na íntegra, a entrevista com o psiquiatra Helio Lauar.

DICAS PARA MANTER A MENTE SAUDÁVEL DURANTE O ISOLAMENTO

Muitos documentos internacionais têm sido divulgados para orientar a população a lidar com a ansiedade e o estresse que surgem durante o isolamento social. Estes documentos começaram a ser publicados por médicos chineses, foram relidos por médicos ingleses e, de uma forma geral, validados mundo afora. Confira as principais dicas:

Desenvolva uma rotina agradável

Trabalhar em casa ou ter muito tempo ocioso pode prejudicar a noção subjetiva de tempo. Crie uma rotina que inclua coisas prazerosas, de acordo com sua preferência, como tempo para ler um livro, assistir a algum programa de televisão ou filme, fazer artesanato, pintura, brincar com os filhos, jogar etc.

Mantenha horários fixos para as refeições e tarefas diárias.

Em suma, é preciso manter rotinas, agregar a realização de tarefas que dão prazer e ainda deixar tempo para um ócio criativo e descanso real.

Mantenha a sua mente ativa

Recomenda-se que a mente não seja usada apenas para a realização de tarefas programadas, que cada um possa estimular intenções criativas, a partir de situações pouco usuais. E preciso quebrar rotinas preestabelecidas e deixar acontecer novidades não programadas.

Cuide do seu sono

Organize bem o seu dia e priorize uma boa noite de sono. Descansar bem à noite é essencial para que a mente e o corpo se mantenham saudáveis.

Cuide do seu bem-estar físico

Treinos físicos regulares e leves podem ser feitos em ambiente doméstico. Existem boas opções de alongamentos, yoga, exercícios funcionais. Escolha uma modalidade que agrade ao seu estilo. Na internet existem muitos treinos oferecidos de maneira gratuita.

A meditação também é uma prática que tem sido frequentemente indicada para o controle da ansiedade e do estresse e cabe perfeitamente neste momento.

Não abra mão de uma boa alimentação. Os alimentos têm muito poder sobre a saúde em geral e atuam indiretamente nas emoções.

Entre em contato com a natureza

Aproveite a boa luz do sol, deixe as janelas abertas para a brisa entrar (com a redução nos níveis de poluição nas cidades, esse é um ótimo momento para fazer isso), cuide de plantas e animais de estimação.

Faça o que for possível para não perder o contato com a natureza. Reveja seus arquivos de fotos e vídeos e estimule sua mente com lembranças de passeios. Isso ajuda a suportar bem a ideia de que tudo vai passar e que você voltará a fazer o que gosta.