Na COPASA, especialmente nos últimos anos, o investimento em ações para garantir cada vez mais segurança aos trabalhadores tem sido prioridade. De acordo com o gerente da Unidade de Serviços de Saúde e Segurança do Trabalho (USSS), Mauro Henrique, “a companhia tem tratado a segurança do trabalho como um lema estratégico, o que é de extrema importância para proteger a integridade e a capacidade de trabalho de seus empregados.”

Sob essa ótica, em 2020 foi implantado o Programa Acidente Zero, que consiste num conjunto de ações que visam tornar o ambiente de trabalho cada vez mais saudável e seguro. O programa é estruturado a partir de quatro pilares: a) Compromisso dos gestores b) Envolvimento dos empregados c) Comunicação e d) Implantação de práticas de segurança que estimulem a mudança de hábitos. 

A intensificação dessas ações se reflete em números: de 2019 para 2020 houve uma queda superior a 30% no índice de acidentes. Para 2021, o objetivo é reduzir em mais 30% e assim, sucessivamente, até que se chegue ao ideal de nenhum acidente. Para que isso seja possível, além da valorização e de todos os investimentos efetuados pela empresa, é imprescindível que cada trabalhador esteja consciente e adote um comportamento seguro ao realizar suas atividades diárias. Além disso, é preciso desconstruir a ideia de que a segurança do trabalho é feita apenas pelo técnico de segurança.

A celebração, em abril, do Dia Mundial da Saúde (07/04) e do Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho (28/04) tem um grande valor simbólico. Um convite para que todos sejam protagonistas no processo de mudança de cultura e que essa sinergia permita, cada vez mais, uma atuação com segurança e respeito à vida.

COMPORTAMENTO SEGURO

A segurança é consequência das ações de cada trabalhador, que precisa estar consciente e engajado para o desenvolvimento de um comportamento seguro:

. Sempre analise os riscos antes de iniciar qualquer trabalho. Não seja complacente com desvios de regras, tanto em procedimentos operacionais quanto em procedimentos de segurança.

 . Somente realize suas atividades se estiver treinado e habilitado para tal.

. Dê exemplo e seja comprometido com a redução dos riscos no ambiente de trabalho.

Fonte: material de apresentação do programa Acidente Zero