Quando vivenciamos uma rotina repetitiva, organizada, monótona, que não tem brechas para algo diferente, o corpo e o cérebro começam a sentir os prejuízos do cansaço. A rotina sem cortes, pausas, pode ocasionar tristeza, depressão, ansiedade. E para além de sintomas emocionais, quadros de ansiedade, por exemplo, podem provocar sintomas físicos como alterações da pressão arterial, do colesterol, dores no corpo, entre outros problemas. Por isso, o descanso é fundamental para dar esses cortes na rotina.

A saúde pede atividade e descanso. Segundo a psicóloga Fabiana Cerqueira, credenciada da Copass Saúde, relaxar, fazer algo diferente dos hábitos diários e que dê prazer, faz com que o corpo e o cérebro experimentem sensações diversas. “O descanso é uma oportunidade de ter outras vivências, sentir, ver, ouvir coisas novas. Isso faz uma grande diferença para a manutenção da saúde física e mental.”

O problema é que nem todo mundo consegue perceber o descanso como uma necessidade. Tirar férias, valorizar momentos de lazer e relaxamento podem ser uma dificuldade. Mas, para manter-se ativo, é essencial desmitificar essa ideia e equilibrar trabalho e pausa. Confira um guia orientado pela psicóloga Fabiana para incluir o descanso na rotina e fazer dele um aliado:

 

 

PAUSA SEM CULPA

Você precisa e merece descansar. Uma das marcas da sociedade contemporânea é a necessidade de produção, de proatividade, de estar sempre fazendo alguma coisa. E quando a pessoa não está nesse ritmo ela se sente culpada, como se não estivesse sendo útil. Para piorar o cenário, estamos vivendo tempos cada vez mais agitados, o que leva a uma necessidade ainda maior de fazer pausas, dar um tempo para si mesmo.

Muitas vezes a culpa vem ligada ao medo de ser substituído. Entenda que o trabalho vai continuar lá, que tudo segue mesmo sem a sua presença, mas você precisa de pausas para manter-se bem e em condições de contribuir para bons resultados. Se você está de férias é porque trabalhou e mereceu esse tempo. A pessoa precisa se apropriar do seu período de descanso.

SINAIS DO CANSAÇO

Aprenda a se observar. Fadiga mental e física que não passa, irritabilidade, impaciência, desânimo para ir trabalhar, falta de prazer nas atividades rotineiras, falta de concentração, perda de memória, sono ruim são sinais de que é preciso dar um tempo.

E o tempo necessário para o descanso não segue padrões porque é muito pessoal. Cada um precisa entender seus limites e respeitá-los, identificando sua necessidade de pausar a rotina.

PLANEJAMENTO

Nem de mais, nem de menos. Planejar quando vai tirar férias e deixar as coisas mais organizadas antes é importante para que a pessoa descanse de forma mais tranquila e consiga se desligar do trabalho. Tudo é uma questão de organização. Por outro lado, planejar para fazer nas férias tudo que não consegue fazer enquanto está trabalhando é um equívoco que pode fazer com que a pessoa volte ainda mais cansada. Não se deve manter o ritmo acelerado do trabalho durante o período de descanso. O ideal é curtir as férias sem pressão. É bom elencar algumas atividades que deseja fazer para aproveitar o tempo, mas sem obrigatoriedade.

MOMENTO DE DESACELERAR

Tenha uma relação diferente com o tempo. Férias são para descansar, mudar o ritmo. Por isso, é importante relaxar e desacelerar. Não é fácil para todo mundo, mas é um exercício que precisa ser feito. Se permita viver isso, aproveite, esteja ali naquele momento.

Desconecte-se. A todo momento somos bombardeados por mensagens que nos sugerem estar sempre conectados com o mundo. Mas, para descansar, é fundamental se desprender, fazer outras coisas que tragam prazer, se permitir apreciar o tempo.

O DESCANSO COMO PARTE DA ROTINA

Encaixe pausas no dia a dia. O descanso é importante durante todo o ano, não só durante as férias. Não faz bem a ninguém manter um ritmo acelerado até a exaustão. É importante incluir cortes na rotina diária, nos fins de semana, para ter mais qualidade de vida. Pequenas “horinhas de descuido” como dizia Guimarães Rosa, devem ser valorizadas. Mudar de ritmo, sair da rotina é um subsídio para garantir mais saúde.