A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Embora acometa a maior parte dos infectados de forma branda, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), dos cerca de 1 bilhão de casos da doença registrados anualmente no mundo, 3 a 5 milhões são graves e entre 290.000 e 650.000 evoluem para o óbito. Além disso, em tempos de covid-19, prevenir-se contra a gripe torna-se essencial para facilitar o diagnóstico adequado e evitar o risco de dupla contaminação.

A vacina contra a gripe (influenza) é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos, além de minimizar a carga da doença sobre os serviços de saúde ao longo do ano, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19, principalmente nos grupos prioritários.

Devido às diversas mutações do vírus influenza, é necessária a vacinação anual. A cada ano, os imunizantes aplicados protegem contra os subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul no ano anterior. Por isso, tomar a vacina da gripe deve ser um hábito.

As campanhas de vacinação contra a gripe e a covid estão acontecendo simultaneamente. De acordo com o Ministério da Saúde, não há necessidade de intervalo entre as doses para as duas doenças, podendo ambas serem tomadas no mesmo dia. De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), é recomendado um intervalo de 15 dias entre as duas vacinas apenas para as crianças menores de 12 anos.

A Campanha de Vacinação contra a gripe do Ministério da Saúde acontece de 04 de abril a 03 de junho para os grupos prioritários. Clique aqui para saber mais e conferir o calendário para cada grupo. A Copass Saúde, em parceria com a Copasa, também iniciou sua campanha em 25 de abril. As doses são destinadas aos beneficiários ativos e assistidos, dentro das unidades da Copasa. Os beneficiários de seis meses a menores de cinco anos podem se vacinar na rede credenciada durante o período da campanha. A vacina também está disponível na rede credenciada, para o grupo de 5 a 59 anos, no período da campanha e durante todo o ano. Confira aqui todas as informações sobre a Campanha de Vacinação contra a Gripe 2022 promovida pela Copass Saúde.

Fontes:

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

Nota técnica da Sociedade Brasileira de Imunizações

Ministério da Saúde