Nos últimos anos, o contingente de idosos no Brasil aumentou 39,8%, passando de 22,3 milhões, em 2012, para 31,2 milhões de pessoas em 2021. Nesse período, a porcentagem de pessoas com 60 anos ou mais saltou de 11,3% para 14,7% da população. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Até 2030, segundo o Ministério da Saúde, estima-se que o número de idosos no país deve superar o de crianças e adolescentes até 14 anos. Isso comprova que a população brasileira está em acelerado processo de envelhecimento.

Mesmo sendo um dos indicadores de avanço de uma sociedade, o envelhecimento populacional traz questões importantes que devem ser pensadas para garantir o bem-estar das pessoas. Mais idosos significa maior prevalência de doenças crônicas e comorbidades que demandam uma atenção à saúde diferenciada.

 

SAÚDE DOS IDOSOS BRASILEIROS

O Estudo Longitudinal de Saúde dos Idosos Brasileiros, organizado pelo Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostrou que 69,3% das pessoas já a partir dos 50 anos sofrem de pelo menos uma doença crônica. Entre os cinco diagnósticos mais frequentes nessa parcela da população estão a hipertensão arterial, dores na coluna, artrite, depressão e diabetes.

Para evitar as consequências e o agravamento dessas doenças, a Atenção Primária à Saúde (APS) precisa estar à frente do cuidado. Com uma visão global, humanizada, focada em acolhimento, acompanhamento personalizado, prevenção e promoção à saúde, este é o modelo de atenção capaz de garantir ao idoso uma vida com mais qualidade.

 

COMO A APS SE DIFERENCIA

A abordagem da APS é integrativa, visando a saúde como um todo, através do acompanhamento por uma equipe multidisciplinar. De acordo com a médica, Dra. Sarah Mendes Oliveira, integrante da equipe da clínica do Programa Integração Saúde, da Copass, em Montes Claros, o diferencial da APS é ter um olhar mais profundo, além das queixas que o paciente apresenta.

“Nosso trabalho é deixar o paciente confortável e seguro, oferecendo um cuidado a mais, amplo, unificado e bem orientado, além do suporte para as situações rotineiras, prestado por uma equipe que o conhece, que sabe das suas necessidades e acompanha toda a assistência que ele recebe.”

A APS cria vínculos e vai conquistando a confiança dos pacientes. A resposta é muito positiva, segundo a médica. “Os pacientes, em geral, têm ficado satisfeitos com o atendimento concentrado em um só lugar, por uma equipe integrada, o que acaba diminuindo a necessidade da ida com frequência ao especialista.” Estudos mostram que mais de 80% dos casos são resolvidos sem necessidade de encaminhamento para atendimento especializado.

 

POR QUE A APS É FUDAMENTAL NO CUIDADO DO IDOSO?

Foco - A Dra. Sarah relata que os pacientes idosos, geralmente, são portadores de doenças crônicas e comorbidades. “O que diferencia o atendimento a esses pacientes na APS é que não focamos na doença e sim na pessoa, com atenção às suas limitações e ao nível de dependência que ela apresenta para suas atividades diárias. Faz muita diferença o foco em melhorar a qualidade de vida do paciente idoso”, diz.

Acompanhamento - “É um paciente que precisa ser acompanhado mais de perto. Com o atendimento multidisciplinar, avaliamos a condição física do idoso, sua saúde mental, suas necessidades de alimentação. Em muitos casos, é possível intervir para reverter o nível de limitações do paciente, reduzindo seu grau de dependência”, afirma a médica.

Prevenção - A abordagem preventiva também é muito importante para o paciente idoso porque o acompanhamento próximo e integral garante a realização de cuidados preventivos essenciais para essa fase da vida, evitando o surgimento ou agravamento de diversos problemas.

 

A APS DA COPASS SAÚDE

O programa Integração Saúde é a modalidade de cuidado oferecida pela Copass Saúde baseada na APS. As clínicas contam com equipes de Médicos de Família e Comunidade, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e farmacêuticos. E as consultas com essa equipe são sem coparticipação.

Segundo a Dra. Sarah, o tratamento é feito em conjunto pela equipe, coordenado pelo médico assistente. “Trabalhamos com prontuário eletrônico, que permite que todo atendimento seja registrado no histórico do paciente.” Sempre que é identificada a necessidade de atendimento especializado, a própria clínica cuida do encaminhamento do paciente para a rede credenciada.

“É interessante o vínculo que os pacientes vão criando com toda a equipe, desde a recepção, sentindo-se à vontade e confiando a nós a sua saúde. É medicina de família, então, eles realmente se encaixam e se sentem parte da família da APS”, conclui a médica.

O programa conta hoje com quatro clínicas, em Contagem, Montes Claros, Divinópolis e Diamantina e está em expansão. Clique aqui para saber mais sobre o Integração Saúde.

 

Atendimento testado e aprovado

A beneficiária Rita Emiliana da Silva, 84 anos, é paciente da clínica Integração Saúde, em Contagem. A sua filha e cuidadora, Angelita da Silva Macedo, conta que buscou o serviço porque a mãe precisava de um bom acompanhamento após sofrer um AVC, além de já ter outras comorbidades. Na clínica, ela é acompanhada pela médica de família, faz fisioterapia, passou pelo psicólogo e pela nutricionista. Confira a opinião de Angelita:

“Eu acho este tipo de atendimento muito válido. É bom para todos porque o investimento em prevenção evita o adoecimento e diminui os gastos para nós e para o plano. Se você vai corrigindo os probleminhas antes que eles se compliquem é muito melhor. Todos ganham porque a intenção ao ter um plano de saúde não é adoecer. Se a gente tem uma prevenção continuada, um acompanhamento, evita um problema mais sério.

E na hora que precisa de alguma coisa a mais, a equipe já conhece o paciente e indica o que é necessário. É um suporte importante. O acompanhamento ajuda a tomar decisões melhores. Para qualquer coisa que aconteça, a gente tem com quem contar, tem apoio.

Eu acho ótimo ter tudo centralizado num lugar só, sem precisar ficar circulando em vários médicos. Toda a equipe é muito profissional, atenciosa e eficiente, desde a recepção. Eles cuidam da logística do atendimento, agilizam os agendamentos necessários, dão retorno rápido. Minha mãe também gosta muito do pessoal e confia nos profissionais e no atendimento.”

Na foto, Rita Emiliana e sua filha, Angelita. 

 

 

Fontes:

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

Agência Brasil

Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade