O mês de agosto foi designado como Agosto Dourado, em 1992, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para conscientizar e fortalecer a luta pelo incentivo à amamentação.A cor dourada foi escolhida por estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. No Brasil, a Lei nº 13.435, de 2017, institui o Agosto Dourado como mês do aleitamento materno, data em que são intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento.

 

MAS POR QUE A COR DOURADA É TÃO SIMBÓLICA?

A escolha da cor dourada para representar o Agosto Dourado visa chamar a atenção para a amamentação como uma prática essencial para a saúde e o bem-estar das crianças. Ao associar a cor dourada a esse período de conscientização, a ideia é enfatizar que o leite materno é um tesouro valioso para a saúde dos bebês e, portanto, deve ser protegido, incentivado e apoiado pelas famílias, sociedade, instituições de saúde e governos.

 

 

 

TEMA 2023

A cada ano, um tema específico é abordado. Neste ano, o tema da campanha nacional é “Apoie a Amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”.

Engajada com o tema, a Copasa tem diversas iniciativas que apoiam os funcionários no processo de aleitamento materno. Além da licença maternidade ampliada para 6 meses e de uma jornada flexível para as mulheres lactantes, a licença paternidade foi estendida de 05 para 20 dias, oferecendo, ainda, um curso para os pais. 

A Unidade de Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho- USSS, por meio da Promoção da Saúde e Bem Estar, está desenvolvendo o Projeto de Apoio à Maternidade e à Amamentação, o Projeto AMA. Esse projeto visa dar suporte às empregadas da Copasa no final da gestação e no retorno ao trabalho, após a licença maternidade. Atualmente a sala do Projeto AMA na sede da Copasa está sendo finalizada, e disporá de estrutura acolhedora e adequada para coleta e armazenamento de leite materno, bem como para repouso das gestantes em seus intervalos de trabalho. Para participar desse projeto e obter mais informações, entre em contato com a USSS - Unidade de Serviço em Saúde e Segurança do Trabalho pelo telefone: (31) 3250-1273.

E com a parceria com o Programa Vida Nova, da Copass Saúde, por meio do convênio Saúde em Dia, desenvolvemos, no Agosto Dourado de 2023, a campanha “AMARmentar -  Criando Conexões”, que visa divulgar conteúdos educativos e promover um evento dedicado à importância da amamentação.

 

O EVENTO

No dia 22 de agosto, às 08h30, teremos um evento na Copasa, localizada na rua Mar de Espanha, 525, Santo Antônio, Belo Horizonte. O evento acontecerá no auditório. Participe deste momento de conscientização e apoio à amamentação. Sua presença é fundamental para fortalecer essa causa tão importante! 

O evento é promovido pela USSS/Promoção da Saúde da Copasa em parceria com a Copass Saúde.

 

PROGRAMAÇÃO

  • 08h30 - Abertura 
  • 08h35 - Projetos para pais e mães que trabalham
  • 08h45 - Conversa com Mariana França, enfermeira materno-infantil, responsável pelo Programa Vida Nova
  • 09H30 - Show com Rafinha
  • 10h30 - Encerramento

Haverá uma transmissão online (via Teams) no dia do evento, para que as pessoas que não puderem comparecer presencialmente ainda possam participar, clique aqui.

 

CHECKLIST DA AMAMENTAÇÃO

A amamentação é um processo especial para as mamães, pois é um momento de aprendizado e dedicação. Além disso, a conexão entre mãe e bebê apresenta níveis elevados de ocitocina, o hormônio do amor.

Para nutrir essa conexão, preparamos um checklist inicial para ajudar as mulheres que desejam se dedicar a essa atitude de amor e precisam de orientações sobre o assunto.

 

  • Informe-se antes do parto

 É importante estar informada sobre os benefícios e desafios da amamentação antes do parto para que você possa tomar decisões sobre o que é melhor para você e seu bebê. 

Algumas das coisas que você pode fazer para se informar sobre a amamentação incluem:

- Ler livros e artigos sobre a amamentação;

- Assistir vídeos sobre a amamentação;

- Conversar com outras mães que amamentaram;

- Conversar com seu médico ou enfermeira.

 

  • Sente-se em um lugar confortável com apoio nas costas e apoio nos pés

Preparar um espaço aconchegante e tranquilo para amamentar é fundamental para que mãe e bebê se sintam à vontade durante as mamadas. Certifique-se de que haja uma cadeira confortável, apoio para os pés, travesseiros para suporte e uma boa iluminação.

  • Estabeleça uma rotina

A amamentação funciona melhor quando estabelecemos uma rotina. Tente amamentar em intervalos regulares, mas também esteja atenta aos sinais de fome do bebê para atendê-lo prontamente.

  • Observe a pega do bebê

Uma pega adequada é essencial para evitar desconforto e dor durante a amamentação. Posicione o bebê de forma que a boca esteja bem aberta e abocanhe a maior parte possível da aréola, não apenas o mamilo. Uma pega correta também ajuda o bebê a obter o leite de forma mais eficiente.

  • Aprenda a posicionar o bebê para mamar

Alinhar o corpo do bebê próximo ao da mãe e manter o corpo e a cabeça do bebê alinhados são ações fundamentais para garantir uma boa amamentação. As posições devem ser avaliadas constantemente, a cada mamada.

  • Mantenha uma garrafa ou copo de água por perto

É comum que as mulheres sintam sede ao amamentar, uma vez que o corpo precisa repor o líquido que perde durante a amamentação. Mantenha perto uma garrafa ou copo d’água durante as mamadas.

  • Tenha paciência e autocompaixão

A amamentação pode ser um desafio no início, e é normal que possam surgir dificuldades. Tenha paciência consigo mesma e com o bebê, lembre-se de que é uma jornada de aprendizado para ambos. Não hesite em pedir ajuda e apoio sempre que necessário.

  • Ao menor sinal de problema, busque ajuda de um profissional da amamentação

Pode ser para uma consultora, pode ser para uma mãe experiente que amamentou. Se você sente dor ao amamentar, se você desconfia que algo não está certo, peça ajuda a pessoas que são a favor do aleitamento materno. Com certeza essas pessoas farão o melhor para te ajudar a encontrar uma solução.

 
PROGRAMA VIDA NOVA

É um programa exclusivo de assistência à gestante e ao bebê da Copass Saúde, que tem como objetivo oferecer um atendimento diferenciado e personalizado desde a gravidez até o nascimento do bebê. As gestantes fazem adesão ao programa de forma voluntária, sem nenhum custo adicional.

Alguns dos benefícios do programa Vida Nova:

  • Orientação e acompanhamento completo durante a gravidez e o pós-parto;
  • Valorização e apoio à escolha consciente do tipo de parto;
  • Capacitação para os primeiros cuidados com o bebê;
  • Redução dos riscos de complicações durante a gravidez e parto;
  • Melhora a saúde das grávidas e dos bebês.

MITOS E VERDADES

Existe leite fraco e leite forte?

  • Não existe “leite fraco”. 

O que leva muitas mulheres a pensarem que o seu leite é fraco, por vezes, é o excessivo choro do bebê, que parece querer mamar a toda hora. Nessa hora, as mães precisam ter consciência e manter a calma, pois são nestes primeiros meses de vida da criança que o choro é sua única forma de comunicação com o mundo.

O leite materno é um sistema ativo e extraordinário, pois é composto por uma combinação única de nutrientes e anticorpos específicos para cada criança. Adaptando-se às necessidades individuais de cada bebê, o leite materno contém uma variedade de substâncias essenciais para sua nutrição adequada.

  • Doar leite diminui a produção e interfere na amamentação?

MITO! Quanto mais a mãe estimula o seio a produzir leite, mais ela terá. A doação de leite materno é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável por toda a vida. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. É importante lembrar que um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia.

  • Quanto mais o bebê mama, mais leite é produzido?

VERDADE! Embora a secreção de leite seja pequena nos primeiros dias após o parto, menos de 100 ml por dia. Entretanto, já no quarto dia, a mãe produz, em média, 600 ml de leite. Na amamentação, o volume de leite produzido varia, dependendo do quanto a criança mama e da frequência. Quanto mais volume de leite e mais vezes a criança mamar, maior será a produção de leite. Normalmente, a mãe é capaz de produzir mais leite do que a quantidade necessária para o bebê.

  • Mamadeira e chupeta atrapalham a amamentação materna?

VERDADE! A utilização de mamadeira pode provocar doenças e até colocar a vida do bebê em risco se ela não for bem lavada ou se a água usada para limpeza não for potável, pois há uma chance maior o leite ficar contaminado. Chupetas e bicos também não devem ser oferecidos porque podem fazer com que o bebê rejeite o peito da mãe, além de causar problemas nos dentes, na fala e na respiração. É importante saber que amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal, cujo risco é maior até o 28º dia de vida.

  • Mãe gestante não pode continuar amamentando?

MITO! A gestação não é contraindicação para amamentar. A gestante pode continuar amamentando se assim desejar e se a gravidez for normal. Deve-se, apenas, aumentar o consumo de calorias e de líquidos. E não é preciso desmamar o mais velho. Muitas crianças interrompem a amamentação espontaneamente durante a nova gravidez. 

  • Para voltar ao trabalho, a mãe precisa desmamar o bebê? 

MITO! Segundo o artigo 9º do Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever do governo, das instituições e dos empregadores garantir condições propícias ao aleitamento materno. Todas as mães têm o direito de amamentar seus filhos. No trabalho, em casa e até quando estão privadas de liberdade, elas têm direito a alimentar o filho no peito. O aleitamento materno é também um direito da criança.