Com o tema “Apoie o aleitamento materno por um planeta mais saudável”, os organizadores da SMAM pretendem mostrar que amamentar é uma decisão climática inteligente. Nossos sistemas de produção de alimentos e padrões de consumo contribuem significativamente para a degradação ambiental. E todos podem fazer algo para reduzir os prejuízos, começando pela forma como são alimentados os bebês. O consumo de substitutos do leite materno afeta o ambiente devido aos seus métodos de produção, embalagem, distribuição, preparação e descarte. Por outro lado, a produção de leite materno requer apenas alimentos adicionais que a mãe precisa consumir, usando menos recursos naturais e resultando em quase nenhum desperdício.

Diante dos números alarmantes das mudanças climáticas provocadas pela ação do ser humano, é urgente a necessidade de proteger o planeta e a nossa própria saúde, através da utilização de recursos renováveis e de forma consciente e responsável. Além disso, amamentar traz benefícios não só ambientais, mas importantíssimos para a criança e para sua família.

 

EFEITOS POSITIVOS PARA A SAÚDE E PARA A VIDA COM A AMAMENTAÇÃO IDEAL:

. Para mães e pais: ajuda no espaçamento de nascimentos, reduz o risco de câncer de mama e ovário e o risco de hipertensão.

. Para a criança: previne doenças infecciosas, diminui incidência e severidade da diarreia, diminui infecções respiratórias e otites médias agudas, previne cáries dentárias e má oclusão, aumenta a inteligência.

O incentivo à amamentação é um dos pilares do Programa Vida nova, criado pela Copass Saúde para oferecer atendimento diferenciado à gestante e ao bebê desde o início da gravidez. Para a beneficiária Damaris Araújo de Brito, participante do programa, as orientações que teve antes e depois do seu filho nascer foram fundamentais para garantir sua tranquilidade em amamentar. “Durante minha gestação, foram promovidos encontros que trouxeram muitas informações. Eu pude tirar minhas dúvidas não só sobre amamentação, mas sobre parto natural e outras. E depois do nascimento, a enfermeira veio à minha casa e me deu todas as dicas de cuidados”, afirma.

Damaris alimentou seu filho até os seis meses somente com o leite materno. Agora está introduzindo outros alimentos, mas pretende manter o aleitamento por um longo período. E ressalta: “Eu amo amamentar! O contato visual que tenho com meu bebê enquanto ele mama é mágico para mim. Eu aprovo e recomendo amamentar em qualquer lugar, seja como for”.

A beneficiária também exaltou a ótima experiência que teve no Programa Vida nova e a atenção e assistência que recebeu de toda a equipe. Para saber mais sobre o programa, clique aqui.

RECOMENDAÇÃO DA OMS E DO UNICEF PARA ALIMENTAÇÃO DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS:

. Início precoce da amamentação, dentro da primeira hora após o nascimento;

. Amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida;

. Amamentação continuada até os dois anos de idade ou mais, com a introdução de alimentos complementares nutricionalmente adequados e seguros após os seis meses.

Fontes:

ibfan.org.br

Aleitamento.com

Folder de ação da  World Alliance for Breastfeeding Action (WABA)