Cuidar da saúde bucal em todas as fases da vida é garantir mais equilíbrio para o organismo como um todo. Os problemas bucais afetam não só a saúde geral, mas a qualidade das relações sociais do indivíduo, por questões estéticas, mau hálito, entre outras.

 “As estruturas que estão na boca fazem parte do sistema estomatognático e estão interligadas.  Para o dente estar sadio não basta a ausência de cáries. É necessário que haja saúde periodontal, que envolve os tecidos de sustentação deste dente, e uma boa oclusão, que é a mordida da forma correta.” É o que explica a Dra. Ana Cristina Lamac – ortodontista credenciada da Copass Saúde. Quando a pessoa descuida de um destes fatores, surgem problemas que causam dor e podem levar à perda do dente.

 

 

 

As consequências vão muito além

A retirada do dente elimina a dor, mas cria outros problemas porque desestabiliza todo o sistema. Segundo a ortodontista, quando falta um dente, os outros se movimentam para ocupar aquele espaço. Isso pode provocar perdas na estrutura dentária e de sustentação, além de disfunções da articulação temporomandibular. Mesmo dentes de leite, quando retirados precocemente, geram um desequilíbrio que vai afetar o desenvolvimento dos dentes permanentes.

Por isso, não dá para postergar e colocar o cuidado com a boca em segundo plano.  O primeiro passo é conhecer os mitos que podem contribuir para um cuidado inadequado. Veja, abaixo, uma lista de equívocos mais comuns e o que diz a Dra. Ana Cristina sobre cada um deles.

 

Mitos que prejudicam sua saúde bucal

 

- Escova com cerdas mais duras limpa melhor – a escova com cerda macia é suficiente para a limpeza adequada. As cerdas duras agridem a gengiva, causando retração.

 

- Quanto maior a quantidade de creme dental, melhor a higiene – para o adulto, usar o creme dental em excesso é só desperdício e para a criança é ruim porque aumenta o risco de engolir o creme com flúor, podendo desenvolver fluorose, que são manchas nos dentes permanentes.

 

- O fio dental machuca a gengiva e causa sangramento – a gengiva sangra porque, na maioria das vezes, há uma inflamação instalada na região, causada justamente pela falta de uso do fio dental. Mas é nesse momento que o fio é mais necessário, para fazer a limpeza adequada e melhorar o estado da gengiva.

 

- Enxaguantes bucais podem substituir a escovação – Os enxaguantes são coadjuvantes da limpeza, mas de forma alguma têm poder de substituir a escovação e a remoção da placa bacteriana.

 

- Comer uma maçã pode limpar os dentes – alguns alimentos podem ajudar a remover  detritos acumulados, mas nunca substituem a escovação. Vale lembrar que as frutas têm açúcar, que provoca cáries.

 

- Chiclete sem açúcar é bom contra as cáries – este tipo de chiclete só não provoca a cárie porque não tem açúcar como o chiclete comum, mas não pode preveni-la e nunca substitui a escovação, pois não tem capacidade para higienizar os dentes após uma refeição.

 

- Mascar chiclete acaba com o mau hálito – o chiclete apenas mascara temporariamente o mau hálito, enquanto ele tiver sabor. O mau hálito pode ter vários fatores etiológicos, que precisam de diagnóstico adequado e tratamento.

 

- O dente siso sempre deve ser extraído – com a evolução da espécie humana, os maxilares ficaram menores e nem sempre há espaço suficiente na boca para os dentes sisos, que ficam lá no fundo. Por isso, muitas vezes, eles ficam inclusos e precisam ser removidos. Mas depende de cada pessoa. Quando há espaço, não é necessária a extração.

 

- É melhor esperar todos os dentes de leite caírem para usar aparelhos ortodônticos – a partir de cinco anos, já é interessante a avaliação ortodôntica porque certas condições de má oclusão podem ser tratadas com uma intervenção preventiva, para que os dentes permanentes nasçam numa posição mais favorável, diminuindo o tempo de tratamento ortodôntico numa segunda fase e as chances de precisar de tratamento cirúrgico.

 

- Dor nos dentes sempre significa que há problemas nos dentes – não, necessariamente. A dor pode ser causada por um problema no dente ou na sua estrutura de sustentação, mas pode não estar ligada aos dentes, sendo o sintoma de um hábito parafuncional, como o bruxismo ou de uma disfunção temporomandibular (DTM), devido ao apertamento dos dentes.

 

- Bicarbonato de sódio ajuda a clarear os dentes - o bicarbonato pode clarear levemente os dentes, mas não vale a pena. Suas partículas são muito grandes e arranham os dentes de forma microscópica, deixando-os muito sensíveis e causando erosões na superfície dentária.

 

- Dentes brancos são mais saudáveis – não é a cor, em si, que determina se o dente é saudável. A coloração natural pode ser mais branca ou mais amarelada, conforme os minerais presentes na formação do dente. Mas é preciso entender a origem da cor amarela. Se for por falta de cuidado ou restaurações inadequadas, este dente pode estar menos saudável.

 

Cartilha da saúde bucal

E no nosso site você tem acesso a uma cartilha completa sobre saúde bucal e ao passo a passo para adesão online do plano odontológico.