O momento no Brasil é de prudência, não de pânico. As informações sobre a doença são dinâmicas e as recomendações podem ser atualizadas periodicamente, à medida que a pandemia evolua e que novos conhecimentos científicos sejam publicados. A busca de informações fundamentadas em fontes seguras é de grande valia neste momento.

Clique aqui para conferir o informe da Sociedade Brasileira de Infectologia com perguntas e respostas sobre o novo coronavírus.

 

CANAL DE ORIENTAÇÃO MÉDICA POR TELEFONE

Está à disposição dos beneficiários um canal de orientação e aconselhamento médico por telefone exclusivo sobre o novo Coronavírus.

O ALÔ, DOUTOR / HOSPITAL NA RESIDÊNCIA é uma central telefônica em funcionamento 24 horas por dia, onde o beneficiário é atendido por um profissional médico preparado para esclarecer dúvidas específicas sobre a COVID-19, orientar em relação a sintomas, o que fazer em casos prováveis, como evitar o contágio e proteger as pessoas próximas, além de aconselhamento para o uso adequado da rede de saúde, entre outras informações.

Todo o atendimento é feito conforme as normas e portarias do Ministério da Saúde, com atualização constante das orientações, que podem mudar ao longo do tempo, a depender de novas diretrizes que os órgãos oficiais de saúde determinarem ou à luz de novos conhecimentos científicos e epidemiológicos sobre a COVID-19.

O atendimento por telefone resguarda o bem-estar do beneficiário e de sua família, evitando a exposição ao risco de contágio pela doença, além da busca desnecessária por assistência médica nos pronto-atendimentos que, neste momento, estão priorizando os casos mais graves.

Em caso de sintomas, suspeitas ou dúvidas sobre a COVID-19, ligue gratuitamente para 0800 600 1110.

 

COBERTURA E REDE CREDENCIADA

Os beneficiários da Copass Saúde contam com cobertura para o tratamento da COVID-19 em regime ambulatorial e hospitalar (para os que possuem plano hospitalar), incluindo o exame laboratorial para a doença, mediante solicitação médica.

A Copass Saúde disponibiliza uma ampla rede de atendimento de urgência e emergência, na capital e interior. Em Belo Horizonte, seus beneficiários têm a opção da clínica Doutor Agora, que se planejou para o momento e oferece atendimento rápido, sem agendamento prévio e possui estrutura adequada para o atendimento dos casos suspeitos. A clínica Doutor Agora está localizada na rua dos Timbiras, 1.228, Funcionários. Funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 19h30 e aos sábados até as 14h.

Para a Capital e Região Metropolitana, no momento, o laboratório São Paulo está realizando a coleta domiciliar para a realização do exame, podendo ser acionado via central de atendimento, através dos telefones (31) 2126-0132 ou 98219-7041 e do e-mail: domicilio@saopaulopatologia.com.br, mediante apresentação do pedido médico. Em nenhuma hipótese será realizado o exame sem a prescrição médica.

A Copass Saúde está em contato com os demais laboratórios da rede credenciada e, assim que a coleta domiciliar for ofertada por outros laboratórios, os beneficiários serão informados através dos canais de comunicação disponíveis.

Para mais informações, a Copass Saúde se coloca à disposição através da sua central de atendimento, pelo telefone (31) 3298-5800.

 

APP CORONAVÍRUS-SUS

 O Sistema Único de Saúde (SUS) lançou um aplicativo de celular (app) chamado CORONAVÍRUS – SUS, disponibilizado gratuitamente para sistemas Android e IOS. O app conta com funcionalidades como: informações sobre sintomas, como se prevenir e o que fazer em caso de suspeita de infecção; mapa indicando unidades básicas de saúde próximas; notícias oficiais do Ministério da Saúde; e, em casos de suspeita de infecção, possibilidade de conferir se os sintomas são compatíveis com os da COVID-19.

CUIDE-SE!

Procure o pronto atendimento apenas em casos de urgência e emergência. Assim você se preserva quanto à disseminação do vírus e contribui para o atendimento adequado aos casos mais graves da COVID-19. O atendimento hospitalar deve ser prioritário para os casos que apresentam sintomas mais graves, como dificuldade para respirar ou febre que não diminui com medicamentos.

 

Outras publicações da Copass Saúde referentes ao novo coronavírus:

Informativo Direto da Fonte (especial novo coronavírus) - edição 45 - publicado em 02/04/2020 

O que fazer diante do novo coronavírus – publicado em 23/03/2020

Informativo eletrônico Direto ao Ponto – edição 70 – publicado em 23/03/2020

Comunicado à rede hospitalar - publicado em 23/03/2020

Comunicado à rede odontológica - publicado em 23/03/2020

Comunicado sobre novo coronavírus – publicado em 16/03/2020

Informativo eletrônico Direto ao Ponto – edição 69 – publicado em 16/03/2020

O que se sabe sobre o novo coronavírus – publicado em 05/02/2020