O momento no Brasil é de prudência, não de pânico. As informações sobre a doença são dinâmicas e as recomendações podem ser atualizadas periodicamente, à medida que a pandemia evolua e que novos conhecimentos científicos sejam publicados. A busca de informações fundamentadas em fontes seguras é de grande valia neste momento.
Clique aqui para conferir o informe da Sociedade Brasileira de Infectologia com perguntas e respostas sobre o novo coronavírus.
CANAL DE ORIENTAÇÃO MÉDICA POR TELEFONE
Está à disposição dos beneficiários um canal de orientação e aconselhamento médico por telefone exclusivo sobre o novo Coronavírus.
O ALÔ, DOUTOR / HOSPITAL NA RESIDÊNCIA é uma central telefônica em funcionamento 24 horas por dia, onde o beneficiário é atendido por um profissional médico preparado para esclarecer dúvidas específicas sobre a COVID-19, orientar em relação a sintomas, o que fazer em casos prováveis, como evitar o contágio e proteger as pessoas próximas, além de aconselhamento para o uso adequado da rede de saúde, entre outras informações.
Todo o atendimento é feito conforme as normas e portarias do Ministério da Saúde, com atualização constante das orientações, que podem mudar ao longo do tempo, a depender de novas diretrizes que os órgãos oficiais de saúde determinarem ou à luz de novos conhecimentos científicos e epidemiológicos sobre a COVID-19.
O atendimento por telefone resguarda o bem-estar do beneficiário e de sua família, evitando a exposição ao risco de contágio pela doença, além da busca desnecessária por assistência médica nos pronto-atendimentos que, neste momento, estão priorizando os casos mais graves.
Em caso de sintomas, suspeitas ou dúvidas sobre a COVID-19, ligue gratuitamente para 0800 600 1110.
COBERTURA E REDE CREDENCIADA
Os beneficiários da Copass Saúde contam com cobertura para o tratamento da COVID-19 em regime ambulatorial e hospitalar (para os que possuem plano hospitalar), incluindo o exame laboratorial para a doença, mediante solicitação médica.
A Copass Saúde disponibiliza uma ampla rede de atendimento de urgência e emergência, na capital e interior. Em Belo Horizonte, seus beneficiários têm a opção da clínica Doutor Agora, que se planejou para o momento e oferece atendimento rápido, sem agendamento prévio e possui estrutura adequada para o atendimento dos casos suspeitos. A clínica Doutor Agora está localizada na rua dos Timbiras, 1.228, Funcionários. Funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 19h30 e aos sábados até as 14h.
Para a Capital e Região Metropolitana, no momento, o laboratório São Paulo está realizando a coleta domiciliar para a realização do exame, podendo ser acionado via central de atendimento, através dos telefones (31) 2126-0132 ou 98219-7041 e do e-mail: domicilio@saopaulopatologia.com.br, mediante apresentação do pedido médico. Em nenhuma hipótese será realizado o exame sem a prescrição médica.
A Copass Saúde está em contato com os demais laboratórios da rede credenciada e, assim que a coleta domiciliar for ofertada por outros laboratórios, os beneficiários serão informados através dos canais de comunicação disponíveis.
Para mais informações, a Copass Saúde se coloca à disposição através da sua central de atendimento, pelo telefone (31) 3298-5800.
APP CORONAVÍRUS-SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) lançou um aplicativo de celular (app) chamado CORONAVÍRUS – SUS, disponibilizado gratuitamente para sistemas Android e IOS. O app conta com funcionalidades como: informações sobre sintomas, como se prevenir e o que fazer em caso de suspeita de infecção; mapa indicando unidades básicas de saúde próximas; notícias oficiais do Ministério da Saúde; e, em casos de suspeita de infecção, possibilidade de conferir se os sintomas são compatíveis com os da COVID-19.
CUIDE-SE! Procure o pronto atendimento apenas em casos de urgência e emergência. Assim você se preserva quanto à disseminação do vírus e contribui para o atendimento adequado aos casos mais graves da COVID-19. O atendimento hospitalar deve ser prioritário para os casos que apresentam sintomas mais graves, como dificuldade para respirar ou febre que não diminui com medicamentos. |
Outras publicações da Copass Saúde referentes ao novo coronavírus:
. Informativo Direto da Fonte (especial novo coronavírus) - edição 45 - publicado em 02/04/2020
. O que fazer diante do novo coronavírus – publicado em 23/03/2020
. Informativo eletrônico Direto ao Ponto – edição 70 – publicado em 23/03/2020
. Comunicado à rede hospitalar - publicado em 23/03/2020
. Comunicado à rede odontológica - publicado em 23/03/2020
. Comunicado sobre novo coronavírus – publicado em 16/03/2020
. Informativo eletrônico Direto ao Ponto – edição 69 – publicado em 16/03/2020
. O que se sabe sobre o novo coronavírus – publicado em 05/02/2020